quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DETALHES EM UMA ALIMENTAÇÃO..."ANEMIA"...

DETALHES MUITO IMPORTANTES PARA MANTERMOS UMA BOA ALIMENTAÇÃO DIARIA!!!

* -Você provávelmente conhece alguem que tenha anemia..... Mas nem você nem essa pessoa sabem provávelmente que a anemia pode ser revetida com uma boa alimentação (anemia ferropriva,e as outras anemias, são diagnosticada em exames laboratoriais). ANEMIA é a diminuição das células sanguíneas, e ocassiona a deficiência de ferro no organismo, ao contrário do que as pessoas dizem: que a anemia "É A FALTA DE FERRO", e sim causa a falta de ferro. ( Diagnosticada realmente através de exames laboratóriais). Existem as seguintes anemias: * Anemia Ferropriva: Deficiência de ferro (por má absorção ou não ingestão) apresenta células microcíticas(pequenas), sintomas mais comuns: fadiga, fraqueza, desanimo, disturbios da fome,falta de oxigênio no cérebro e erros nos tecidos. Sitomas mais graves: gastrite que pode resultar em acloridria, pele pálida, problemas cardiovasculares, insuficiência cardíaca e problemas respiratórios, Concequências: retardo no crescimento, diminuição do aprendizado, baixo peso ao nascer, entre outros...

* Anemia Megaloblástica: Deficiência de Vitamina B12 e ácido fólico ( causa mais comum: hábitos de alimentação pobre durante muito tempo, falhas de absorção e utilização de ác. fólico), pode levar a distúrbios neurológicos irreversíveis, alguns sintomas presente: perda de apetite,alterações na pele e perda de cabelo, cansaço, sensaçõa de boca e lingúa doloridas, entre outros sintomas... Quando diagnosticado logo em crianças pequenas, geralmente irão apresentar retardo mental e pulberdade atrasada. Possuem células grandes, imaturas e anormais na medula óssea.

* Anemia Perninciosa: Resulta de fatores hereditários, apresenta células sanguíneas macrocíticas ( grandes) e mesmas megaloblástica, possuí deficiência de vitamina B12, apresenta doenças gástricas por perda das funçoes destas células.

* Anemia Falciforme: Quando o corpo NÃO utiliza o ferro ingerido e acomúla-o, apresenta células deformadas, com fomato de foice, que auxilia na obstrução de veias e artérias por formação de coágulos, é hereditária (mais comum em pessoas de cor negra, com incidência de 1 para 600, sendo mais comuns em homens), Alguns sintomas: sintomas normais de anemia ferropriva, dor intensa na região abdominal causada por obstrução de pequenoc vasos sanguíneos, danos hepáticos e renais...

* Anemina na Gravidez: Causada pela grante oferta de Ferro ao bebê, gerando deficiência na mãe. Geralmente quadros revercíveis com alimentação ou se necessário suplementação de ferro.

* Anemia aplástica: Medula produz quantidades insuficientes de células sanguíneas, seu tratamento: transplante de medula óssea. Dicas de como reverter ou melhorar sue quadro anemia ferropriva: = Comer mais alimentos folhosos verdes escuros. = Comer junto das refeições frutas citricas, ricas em vitamina C, para melhor absorsão de ferro. = Consumir carnes vermelhas dando preferência á víseras e fígado (não frito). Sempre lembrando: nenhum diagonóstico pode ser feito por leigos, deve sempre procurar um médico especialista e solicitar exames específicos.

Deixe seu parecer sobre esse texto, logo a baixo... é só escolher uma das opções e votar na que lhe agrada. Deixe também suas dúvidas ou alguma correção nos comentário. E venha participar do meu blog como um seguidor(a) é só entrar e fazer um login pelo seu endereço de hotmail.