terça-feira, 1 de junho de 2010

Chás, como preparar?? Vantagens da natureza.

O globo reporter apresentou e aqui postamos tudo sobre esse mundo fitoterapico:


“A planta deve ser colocada no fundo de uma xícara. A quantidade que eu preconizo em geral é uma colher de chá de planta para cada xícara de água fervente, colocando a água fervente em cima da planta e o abafamento por 15 minutos. Então, isso seria um sistema de infusão da folha”, afirma a médica Christiane Lopes Pereira.

Mas há um alerta: se for para tratar um problema crônico de saúde, é preciso consultar um médico antes. “Por exemplo, o alecrim, que é um estimulante, o gengibre, a canela, que são plantas mais quentes também podem fazer com que a pressão se eleve”, explica a médica Christiane Lopes Pereira.
“A principal vantagem que eu enxergo é que o medicamento natural está muito mais próximo da fisiologia do organismo humano do que o medicamento sintético”, aposta, o médico Alex Botsaris.
 
O especialista garante que ainda há outros motivos para se tratar com as plantas medicinais. “O primeiro é o custo que é muito menor. O segundo é a segurança, que de uma forma geral é muito melhor. Em terceiro lugar, existe um campo de doenças que hoje em dia o tratamento não é tão bom e poderia melhorar, porque as plantas são mais eficientes do que os medicamentos convencionais para este tipo de doença”, destaca o Dr. Alex Botsaris.

Esse é o caso de doenças do estômago, do intestino, alergias, gripes e varizes. Essa é uma conclusão de quem há anos se cuida e cuida dos outros com os remédios da natureza.


“Eu acho que a medicina do futuro é uma medicina única que envolva todas as correntes de uma forma harmônica e inteligente. A gente tem que fazer o uso do recurso que é o mais correto para cada indivíduo, e eu acho que a medicina natural tem um papel importante e eu espero que algum dia isso seja mais ensinado nas faculdades de medicina e mais utilizado pelos médicos de forma geral”, aposta o médico.

Você encontra mais detalhes e senas do programa exibido dia 28 de maio de 2010 no site do globo reporter: (acesso direto)
http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/05/aprenda-preparar-corretamente-um-cha-medicinal.html