quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dietas das celebridades: não caia nessa cilada!

Quando o assunto é dieta, as famosas são um péssimo exemplo
Papinha, laxante, suco de limão e até vinagre. Lindas e magras, as famosas são capazes de verdadeiras maluquices para enxugar as medidas. Muitas vezes, o sacrifício tem consequências que vão além das esquisitices. Exemplo: aos 37 anos, Gwyneth Paltrow tem os ossos de uma mulher de 80 anos. A atriz declarou recentemente que sofre de osteopenia, uma doença que consiste na perda da massa óssea e é precursora da osteoporose. Ela seguiu durante 11 anos a dieta macrobiótica, a mesma da sua colega Madonna, que restringe produtos lácteos e carne vermelha, e pode estar por trás do problema por conta da pouca absorção de cálcio.
A dieta de Paltrow não é nem de longe a mais estranha. Em geral, as estrelas usam dietas restritivas e pobres em nutrientes. Veja os truques das celebridades para se manter magérrimas - e suas contra-indicações: 
Dieta no banco dos réus. Muitas celebridades passam dias à base de água e energéticos ou suco de frutas. A atriz Marcia Cross, do seriado Desperate Housewives, foi vista recentemente jantando fora com o marido. De acordo com uma testemunha, a ré só tomou suco a noite inteira. Veredicto: culpada. Pena: uma dieta pobre em nutrientes e um perigo para a saúde. Marcia Cross já falou publicamente sobre a angústia e a pressão que sofre para manter a forma. "É uma luta constante. Eles me pagam para eu ser magra", declarou. No caso dos energéticos, quando consumidos em excesso, como ocorre nessa dieta, causam ansiedade, agitação e cefaleia, por conta das substâncias estimulantes. "São substâncias que alteram o funcionamento de nosso organismo de forma brusca, por isso devem ser ingeridas com moderação e certa cautela", diz o fisiologista especializado em medicina esportiva, Jorge Zogaib.
 
Bad, bad dieta. A cantora e também mulher-espetáculo, Lady Gaga não abusa só nos looks. Sua dieta também tem contornos de absurdo, assim como a cinturinha extremamente esguia que ela vem exibindo. O cardápio consiste no seguinte: papinhas - e só. Em vez de comer o alimento sólido, rezam os tabloides que Gaga só ingere comidinhas de neném. Outra adepta do cardápio é a atriz Jennifer Aniston. O perigo dessa dieta é evidente: "papinhas destinadas ao público infantil, atendem necessidades de uma criança e não deve ser utilizadas como substitutas de uma refeição para adultos", explica a nutricionista Lidiane Martins. Alimentar-se dessa forma traz uma carência de fibras e nutrientes, tendo em vista que os alimentos triturados perdem também boa parte das vitaminas.
 
Hollywood: modernidade líquida. Nos anos 80, elas foram moda. Sarah Jessica Parker e Salma Hayek deram conta de resgatar a moda nada saudável da década perdida: é proibido mastigar. Conhecida agora como juice cleanse, a dieta desintoxicante baseada em sucos de vegetais, sucos e castanhas ganhou ares profissionais, pois nos Estados Unidos muitas empresas oferecem kits com as instruções para segui-la. No entanto, essa dieta é deficiente em ferro e proteínas, principalmente e não deve ser seguida por mais de cinco dias e se repetida muitas vezes, a saúde pode sair prejudicada por causa do sobe e desce tão brusco de ingestão de calorias, que é muito baixa nessas dietas. Além disso, não é recomendável ingerir apenas líquidos, pois isso pode afetar sua mastigação: "a mastigação também faz parte do processo de digestão, é como se ela avisasse o organismo que há um bolo alimentar chegando. Sendo assim, ingerir muito alimento líquido pode, em longo prazo, tornar seu intestino mais lento", diz a nutricionista Myrian Najas.
Vinagre, milagre. Mais uma dieta trazida do túnel do tempo, a "dieta do vinagre de maçã", famosa na década de 70, ressurgiu por conta da cantora Fergie e da top model Heidi Klum. Funciona assim: antes de comer, elas bebem uma pequena dose de vinagre de maçã, acreditando que o ácido corta a gordura do corpo. O método é contra indicado, pois o vinagre pode acabar totalmente com o apetite, fazendo a pessoa não querer comer absolutamente nada - e adoecer, em vez de emagrecer. Porém, dá para você ser mais esperta que as cantoras e modelos e aproveitar apenas os benefícios do vinagre, utilizando-o para temperar aquela salada que vai servir de entrada às suas refeições. "Não podemos exagerar na dose de vinagre, pois o ácido acético tem a capacidade de agredir as mucosas da parede estomacal, podendo provocar gastrite ou úlcera", diz a nutricionista Lidiane Martins. Um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, sugere que consumir cerca de quatro colheres de chá (20 mililitros) de vinagre também ajuda a regular os níveis de insulina no sangue.
All the single ladies (com fome!). A cantora Beyoncé Knolwes optou por uma dieta radical durante duas semanas. Ela ficou em jejum nesse tempo, ingerindo apenas suco de limão misturado com pimenta vermelha. À noite, bebe-se apenas um chá laxante e, pela manhã, água com sal. "Ficar de jejum é prejudicial . O importante é comer sempre a cada três horas, independente de sentir fome. Ao comer com frequência, comemos porções menores, sem prejudicar a saúde", aponta a nutricionista Lidiane Martins. Além disso, há o absurdo desse cardápio. Duas semanas - e até menos que isso - à base de limão, pimenta e chás pode comprometer seriamente a sua saúde.
Macro exagero. Madonna segue uma dieta alimentar orgânica, conhecida como macrobiótica. A dieta macrobiótica é uma prática já mundialmente difundida. Essa dieta, se bem orientada, pode ser saudável, porém os seguidores mais radicais restringem a alimentação aos cereais, além de uma filosofia de vida específica. Assim, as proteínas animais ficam de fora e os derivados do leite, são restringidos, fazendo com que a absorção de cálcio fique prejudicada. A atriz Gwyneth Paltrow revelou recentemente que seu médico a diagnosticou com uma condição chamada osteopenia, perda de massa óssea, uma etapa que precede a osteoporose. A atriz de 37 anos tem os ossos de uma mulher de 80 anos de idade. Ela seguiu durante 11 anos a dieta macrobiótica, que pode estar por trás do problema com a perda de massa óssea, por conta da pouca absorção de cálcio.


Não caiam nessas armadilhas meninas!!! O lance é por o tênis, dar uma caminhada, comer corretamente e ingerir bastante líquido!!!

Um comentário: